Prefeitura de Novo Horizonte implantará projeto de compostagem

O Prefeito Fabiano Belentani, em conjunto com a Diretora de Meio Ambiente e o Diretor de Agropecuária e Psicultura, fizeram uma visita ao projeto Feiras e Jardins Sustentáveis, iniciativa da AMLURB que consiste em oferecer tratamento ambientalmente correto para restos de resíduos orgânicos de feiras livres da capital, em São Paulo, para futuramente implementar algo parecido em nossa cidade.

O projeto consiste em recolher os resíduos orgânicos de restaurantes, padarias, lanchonetes, entre outros, que iriam para o lixo e encaminhar para o pátio de compostagem da cidade.

Chegando no pátio, esses resíduos serão misturados com restos de poda de árvore picada e palha. Após isso, serão dispostos em leiras (canteiros) onde acontecerá o processo de compostagem, que leva em torno de 120 dias. Por fim, esses resíduos serão transformados em composto orgânico de qualidade e distribuídos gratuitamente à população.

O composto gerado pela compostagem também poderá ser usado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos para o município.

Texto: Júlia Monteiro com supervisão de Larissa Corrêa