Projeto “Pequenos Cientistas”

A Prefeitura de Novo Horizonte, através da Secretaria de Educação, está desenvolvendo nas escolas municipais o projeto “Pequenos Cientistas”. O projeto propõe que o educador selecione temas e experimentos que permitam aos alunos o conhecimento sobre seu próprio ser, bem como o conhecimento a respeito do meio que o cerca, suas relações com outras pessoas, com a natureza e outros seres vivos com os quais convivemos.

O projeto pretende trabalhar temas importantes como cuidados pessoais, alimentação adequada, respeito e cuidado com a natureza e seus elementos, entender o papel de outros seres vivos na natureza e seu impacto em nossas vidas (fungos, bactérias, vírus, etc), garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.

Objetiva-se uma escuta ativa por parte do docente, que irá dar visibilidade às perguntas das crianças, buscando em conjunto com elas, caminhos para se chegar às respostas. Dessa forma há um estímulo às suas capacidades de questionamento e de uma postura investigativa.

O planejamento dos temas abordados procurou contemplar o máximo possível do mundo natural, permitindo que a criança explore a natureza ao redor das escolas, mexa com a terra, com as plantas, observe características do solo, até mesmo, observe o céu. Com essas vivências pretende-se que elas explorem como as transformações acontecem, como a natureza vai se modificando, e como temos um papel fundamental nesse processo.