Prefeito e Secretário de Educação participam de lançamento do programa Alfabetiza Juntos SP, em São Paulo

Nesta terça-feira, dia 20, o Prefeito Fabiano Belentani e o Secretário de Educação Ademir Almagro marcaram presença no lançamento do programa Alfabetiza Juntos SP, realizado na Sala São Paulo, na capital.
O objetivo deste programa é promover a colaboração entre os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino, com a meta clara de garantir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade. Até o final da atual gestão estadual, em 2026, a aspiração do Alfabetiza Juntos SP é que 90% das crianças estejam aptas à leitura.
Para atingir esse objetivo ambicioso, o setor da Educação irá fornecer material didático para os municípios, capacitar os professores e expandir a implementação da Avaliação da Fluência Leitura. Este último é um projeto educacional em vigor desde o ano anterior, e é parte integrante das estratégias do programa.
A Avaliação da Fluência Leitora tem como propósito avaliar o progresso individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, com o intuito de identificar possíveis deficiências no processo de alfabetização.
A medição do conhecimento dos estudantes é realizada por meio de um aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), utilizado para gravar e validar a leitura das crianças.
O Alfabetiza Juntos SP é uma iniciativa da Seduc-SP, com apoio técnico da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP), em colaboração com a Aliança, uma coalizão composta pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum.