Prefeito Fabiano Belentani e a Diretora Municipal de Desenvolvimento Econômico participaram do encontro do Programa de Articulação Regional de Políticas Públicas

O Prefeito Fabiano Belentani e a Diretora Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cristiane Georges Zommerfelds, participaram do encontro do Programa de Articulação Regional de Políticas Públicas voltado para estimular a economia e o empreendedorismo, promovido pelo Sebrae-SP e a FGV (Fundação Getúlio Vargas), na cidade de Catanduva, na última terça-feira (23).

O objetivo do Programa de Articulação Regional de Políticas Públicas é formar e organizar nas diferentes regiões do Estado uma rede de liderança de gestores públicos junto a iniciativa privada e sociedade civil para que possam conhecer, entender e contribuir com as agendas de políticas públicas empreendedoras que o Sebrae-SP trabalha, tendo como eixos-principais a inclusão produtiva, a desburocratização, as compras públicas e a governança.

No campo da desburocratização, por exemplo, a capacitação de gestores públicos, o investimento na informatização dos processos e a organização de processos internos foram alguns dos pontos destacados. Já em inclusão produtiva, pilares como educação, saúde, assistência social e o turismo foram evidenciados como passíveis de fomento, assim como as iniciativas conexas ao plano regional de economia criativa.

Na pauta de compras públicas, os principais desafios levantados pelos presentes foram a melhoria do planejamento e comunicação entre gestores públicos, a necessidade de uma legislação municipal própria que incentive compras de fornecedores locais e a capacitação destas micro e pequenas empresas da região para participarem das licitações. Por fim, a integralidade das potencialidades locais, a logística entre os municípios, as parcerias público-privadas, novas leis de incentivo e a capacitação empreendedora nas escolas foram pontos de destaque em governança.