Ouvidoria Prefeitura Municipal de Novo Horizonte

O Serviço de Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Novo Horizonte, proporciona aos munícipes, livre acesso para apresentarem suas reclamações, denúncias ou sugestões relativas à qualidade e prestação de serviços no âmbito municipal.

Sua atuação fortalece o exercício da cidadania, incentivando a participação popular na administração pública.

Registrando pontos positivos e negativos apontados pelos cidadãos, a Ouvidoria representa um posto de escuta, na medida em que possibilita à comunidade expressar seus anseios, sendo uma importante ferramenta de avaliação da gestão pública, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos.


Ouvidoria do Município:

- Recebe, analisa e encaminha pedidos de acesso à informação, reclamações, sugestões e elogios formulados pelo cidadão, relacionados à atuação dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município;
- Presta informações;
- Cientifica às autoridades competentes das questões que lhe forem apresentadas ou que chegarem a seu conhecimento, requisitando informações e documentos;
- Acompanha as providências adotadas;
- Cobra soluções e informa ao cidadão sobre os encaminhamentos referentes à sua demanda;
- Garante ao cidadão resposta ao seu pleito e, se solicitado, sigilo de seus dados pessoais;
- Sugere medidas de aprimoramento das atividades técnicas e administrativas;
- Identifica e interpreta o grau de satisfação dos cidadãos, mediante indicadores permanentes de avaliação;
- Sugere a adoção de medidas necessárias à prevenção e detecção de irregularidades na Administração Pública.