Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Inaugurada a Base Descentralizada do SAMU "Dr. Ernomar Octaviano"

Seguindo protocolos de saúde por conta da pandemia do novo coronavírus, na manhã desta terça-feira, 29, a Prefeitura de Novo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Saúde (Gestão 2017/2020), inaugurou a Base Descentralizada do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e a Central de Transportes Sanitário denominada Vice-Prefeito “Dr. Ernomar Octaviano” (autoria – vereador Ideval Rogério Cardoso), localizada na Rua Bernardino Guerra, na Vila Patty, em frente ao Centro de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Noêmia Martins.

 

O prédio conta com sala para motorista, dormitórios, copa, salas administrativas, sanitários, sala para atendimento, expurgo, entre outras repartições. O investimento foi de R$ 308.692,62 (recursos próprios do município).

 

Trata-se de uma conquista muito importante para toda a população, haja vista que todo o investimento empregado tem o objetivo principal de garantir um atendimento mais rápido aos casos de urgência e emergência atendidos no município, visando resguardar a vida de quem mais precisa do serviço prestado através do telefone 192.

 

O ato inaugural foi acompanhado pelo prefeito Toyota, pelo vereador Ideval Rogério Cardoso, pela equipe municipal de saúde, por secretários e diretores municipais e pelos familiares do homenageado, entre eles, a esposa, filho e nora.

 

Dr. Ernomar Octaviano

 

Dr. Ernomar Octaviano nasceu em São Carlos – SP, no dia 17 de julho de 1935, filho de Guiomar Octaviano e Ernesto Octaviano. Fez o então Curso Normal no Colégio Diocesano La Salle, na cidade de São Carlos.

 

Mudou-se para Pitangueiras – SP, para lecionar Geografia, tendo iniciado uma trajetória exitosa e de muito trabalho em diversas áreas em que atuou. Naquela cidade conheceu Bárbara Maria Aparecida Octaviano, com quem casou no ano de 1961, e desta união nasceram 03 (três) filhos: Marcelo César Octaviano, Marcos Augusto Octaviano e Daniele Maria Octaviano.

 

Depois foi morar em Votuporanga – SP, onde exerceu o cargo de Diretor de Escola Substituto no Colégio “Manoel Lobo”, durante 02 (dois) anos.

 

Mudou-se com a família para Novo Horizonte, em 1964, e aqui fez história. Querido e muito estimado pela população, conquistou a admiração, a amizade e o apreço de todos.

 

Foi aprovado em concurso público para o cargo de Diretor Efetivo e optou pela unidade escolar desta cidade, Escola “Profª Shirley Camargo Von Zuben”, cuja denominação por ele foi sugerida.

 

Nos finais de semana, com seu inseparável amigo, Átila José Gonzalez (in memoriam), cursou Direito em Uberaba – MG. Foram décadas e décadas exercendo também a advocacia, ao lado do Dr. Átila.

 

Cidadão respeitado, participou ativamente de várias ações em prol do desenvolvimento e progresso de Novo Horizonte e de sua gente. Cursou Pedagogia em Ribeirão Preto – SP, e, graças à sua luta, conseguiu trazer a Delegacia de Ensino para nossa cidade, sendo o primeiro a ocupar o cargo de Delegado de Ensino no município. Foi, ainda, Inspetor de Ensino em escolas locais e na região até conquistar sua aposentadoria.

 

Foi um dos sócios-fundadores da Associação Comercial e Industrial de Novo Horizonte, comentarista esportivo na antiga Rádio 870, Assessor Jurídico da Santa Casa de Misericórdia local por muitos anos, gratuitamente, e um dos mais antigos colaboradores do jornal A Gazeta da Tarde, assinando por 4 (quatro) décadas a coluna Mini Máximas. 

 

Em razão dos relevantes serviços prestados ao município, recebeu da Câmara Municipal a Medalha “28 de Outubro”, em 1988, e o Título de “Cidadão Novo-horizontino”, em 1991.

 

Dr. Ernomar também desenvolveu um trabalho fecundo na área pública, participando na vida política da cidade. Desempenhou, com dinamismo e seriedade, o mandato de Vice-Prefeito, de 1997 a 2000, na administração do Ex-Prefeito Same Calil Nicolau Eid.

 

Foi Assessor Jurídico da Prefeitura, em cargo de confiança, por 16 (dezesseis) anos seguidos, nas gestões de Toshio Toyota e Antônio Vila Real Torres.

 

Foi um exímio poeta e escritor. Com grande sucesso de vendas, ao lado do Dr. Átila Gonzalez, foi autor dos livros Citações Jurídicas na Bíblia e Sindicância e Processo Administrativo, o qual alcançou a marca de 12 (doze) edições.

 

Ministrou palestra sobre Direito Administrativo para Juristas e Desembargadores, em Brasília/DF. Foi convidado para receber o Título de “Jurista do Mundo”, em Lisboa, Portugal.

 

Escreveu diversos livros de poesia, entre eles, a Uiara do Rio. Teve uma de suas poesias selecionadas entre as melhores, em concurso de poesias, realizado na cidade de Santos – SP, em setembro de 2019.

 

Veio a falecer em 21 de junho de 2019, mas o seu exemplo de homem honesto, dinâmico, perfeitamente identificado com os anseios da população a quem sempre serviu com a maior retidão, é um legado que jamais será esquecido.

 

Diretoria de Comunicação

Mais Notícias

  • 22/04/2021

    Profissionais da Central de Monitoramento Covid-19 recebe agradecimento

    Nesta segunda-feira (19) os profissionais da Secretaria Municipal...

    Ver notícia completa
  • 22/04/2021

    Prefeitura realiza operação tapa-buracos

    A Prefeitura de Novo Horizonte, através da Diretoria de Obras e S...

    Ver notícia completa
  • 21/04/2021

    Prefeitura de Novo Horizonte implanta aplicativo para receber demandas da população

    O Prefeito Fabiano Belentani (PL) implantou nesta terça-feira (20...

    Ver notícia completa