Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Prefeitura inicia reforma do Centro de Castração Animal

A Prefeitura de Novo Horizonte iniciou a reforma do Centro Municipal de Castração, localizado em prédio anexo à Diretoria de Meio Ambiente e Urbanismo, sito à Avenida da Saudade nº 1141, Jardim Almici.

 

A obra tem um custo de R$ 156.898,70 e está sendo realizada com recursos próprios do município.

 

O local leva o nome da saudosa cuidadora de animais “Astrogilda Ferraz de Camargo”, iniciativa da vereadora Ivone Magri Ruiz (Lei nº 4.638/2018).

 

Quem foi Astrogilda...

 

Nascida na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, em 15 de outubro de 1915. Filha única da Sra. Ernestina Ferraz, tinha aproximadamente 20 anos de idade quando se mudou para Novo Horizonte onde escolheu exercer a sua profissão, professora.

 

Apaixonada por animais, abriu mão de sua própria vida para cuidar dos pequenos cães e gatos abandonados usando, inclusive, todo o seu salário para custear as despesas com o tratamento dos mesmos.

 

Residia no centro da cidade onde mantinha muitos animais. Tinha, também, uma pequena chácara na Vila Bauman que usava como abrigo para os animais. Nesta chácara ela construiu várias baias que serviram de moradia para muitos cães e gatos. Após seu falecimento o local foi abandonado e hoje está tomado pelo mato.

 

Uma mulher à frente de seu tempo, não se casou e não teve filhos para que pudesse se dedicar, integralmente, a cuidar dos animais enfermos, atropelados, abandonados. Uma mulher abnegada em prol da causa dos animais de rua.

 

Muitas vezes, quando já não havia recursos em Novo Horizonte, ela pedia ao seu motorista que levasse os animais para serem atendidos em São José do Rio Preto.

 

Dona Astrogilda, como era conhecida, fez muitos amigos em Novo Horizonte e estabeleceu laços que a fizeram aqui permanecer até o dia de seu falecimento em 06 de setembro de 2004, aos 89 anos. O seu corpo está sepultado no cemitério de Novo Horizonte juntamente com o de sua mãe que, posteriormente, também se mudou para Novo Horizonte a fim de ajudar a filha em sua tarefa de proteger e cuidar dos animais.

 

Até hoje, quando o assunto é “cuidar de animais”, as pessoas se lembram e citam, com admiração, o trabalho feito por esta mulher que inspira as gerações de novos cuidadores e protetores de animais de nossa cidade.

 

Diretoria de Comunicação

 

 

 

 

Mais Notícias

  • 25/11/2020

    NH confirmou mais 4 casos do novo coronavírus

    Somente ontem, terça-feira, 24, Novo Horizonte confirmou mais 04 ...

    Ver notícia completa
  • 24/11/2020

    Prefeitura está construindo um novo prédio para abrigar o CRAS

    A Prefeitura de Novo Horizonte, através da Diretoria de Assistênc...

    Ver notícia completa
  • 24/11/2020

    NH confirmou mais 10 casos do novo coronavírus

    Somente ontem, segunda-feira, 23, Novo Horizonte confirmou mais 1...

    Ver notícia completa