Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Hábitos simples adotados diariamente ajudam a combater a dengue

Todo mundo sabe que a dengue fez inúmeras vítimas em 2019 e promete adoecer mais pessoas em 2020 em todo o País.

 

Em Novo Horizonte, por exemplo, foram registrados exatos 800 casos da doença no ano passado. Devido a isso, a população deve continuar sempre se precavendo e combatendo o mosquito transmissor, principalmente dentro de casa, colocando em prática atitudes simples que ajudam a se livrar do Aedes.

 

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, ou seja, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

 

Além disso, roupas que impedem a exposição da pele durante o dia - quando os mosquitos são mais ativos - proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

 

Dengue: Fique atento aos sintomas: Febre alta; Dores musculares intensas; Dor ao movimentar os olhos; Mal estar; Falta de apetite; Dor de cabeça; Manchas vermelhas no corpo.

 

Detalhe: Caso apresente qualquer um desses sintomas, procure uma unidade de saúde mais próxima. A automedicação não é indicada em hipótese alguma.

 

Em populações vulneráveis, como crianças e idosos com mais de 65 anos, o vírus da dengue pode interagir com doenças pré-existentes e levar ao quadro grave ou gerar maiores complicações nas condições clínicas de saúde da pessoa.

 

Para quem vai viajar e deixar a casa fechada, a orientação é não deixar oportunidade para o vetor se proliferar.

 

Diretoria de Comunicação

 

Mais Notícias

  • 21/01/2020

    Município registra oito casos positivos de dengue

    Tomar cuidado com a dengue é dever de todo cidadão consciente. In...

    Ver notícia completa
  • 20/01/2020

    Inaugurado o Mini Campo com grama sintética no Centro de Lazer do Trabalhador

    Mais um grande avanço para o esporte do município. Na manhã do úl...

    Ver notícia completa
  • 17/01/2020

    Prefeitura loca imóvel para atender diversos departamentos da Secretaria de Educação

    A Prefeitura de Novo Horizonte fez a locação de um imóvel na Aven...

    Ver notícia completa