Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Prefeitura realizou caminhada preventiva ao câncer de mama

A Caminhada do Outubro Rosa realizada pela Prefeitura de Novo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Saúde, contou com a participação de muita gente na manhã do último sábado, 26 de outubro.

 

A frase escolhida “O Toque Pela Vida” deixou bem claro que é preciso, tanto as mulheres, quanto os homens, realizarem os exames preventivos que detectam o câncer de mama, doença que acomete os dois sexos.

 

Os participantes saíram pelas ruas da cidade para chamar a atenção da população sobre a enfermidade, já que o câncer de mama, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

 

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.

 

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para o País, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

 

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

 

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

 

A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos.

 

Diretoria de Comunicação

 

Fonte: INCA

Mais Notícias

  • 05/12/2019

    Decreto suspende atividades nas repartições públicas da Prefeitura

    O prefeito Toyota assinou o Decreto nº 6.801/2019 que suspende o ...

    Ver notícia completa
  • 05/12/2019

    Matrículas abertas para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA)

    Uma grande oportunidade para quem quer voltar a estudar. Estão ab...

    Ver notícia completa
  • 05/12/2019

    Prefeito Toyota estará na Record TV Rio Preto na quarta-feira

    O prefeito Toyota foi convidado pela Record TV Rio Preto para est...

    Ver notícia completa