Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

População deve tomar cuidado com o escorpião amarelo

Onze pessoas foram picadas pelo escorpião amarelo, em Novo Horizonte, em outubro. De acordo com a equipe de controle de vetores do município, ainda foram emitidas 20 notificações do início do mês até esta quarta-feira, 30.

 

As localidades que mais concentram o aparecimento do aracnídeo são o Centro da cidade, Jardim São Benedito, Vila Real, Vila Mariana, Jardim São Vicente, Baumann, Santa Clara, Mangalarga, Popular, Diogo Castilho, entre outros.

 

A população deve se prevenir, já que os escorpiões são animais noturnos, que ficam escondidos durante o dia. Em ambientes naturais podem ser encontrados em troncos caídos, tocas abandonadas, cupinzeiros e embaixo de pedras.

 

Nas áreas urbanas, os escorpiões podem se alojar em pilhas de entulho, lixões e rede de água e esgoto, ou seja, onde há acumulo de coisas. Dessa forma, a recomendação para evitar que o ambiente seja favorável ao escorpião é manter tudo arrumado e limpo.

 

Ambientes favoráveis para escorpiões são lugares com acúmulos de coisas entulhadas, o que facilita ele se abrigar e se esconder.

 

O indicado para evitar a vinda e entrada de escorpiões no ambiente, no qual se vive, são as seguintes ações: Coloque telas nos ralos; Ponha rodo de vedação nas portas; Instale protetor nas tomadas; Elimine frestas das paredes ou chão; Mantenha o quintal cuidado e limpo; Elimine entulhos no local; Conserve o ambiente limpo, o que previne o aparecimento das baratas, alimento do escorpião; Não acumule lixo, outro atrativo de baratas e consequentemente de escorpiões; Corte a grama e o mato de seu jardim; Conserve limpos os bebedouros e comedouros de animais; Não deixe restos de comida espalhados na cozinha; Tenha atenção e cuidado com locais pequenos e escondidos, como armários, calçados, cobertores e embaixo do colchão, que costumam ser os esconderijos preferidos dos escorpiões; Olhe e examine sempre as roupas e sapatos antes de vestir e calçá-los; Averigue e examine roupas de cama, antes de usá-las ou deitar na cama; Elimine focos de umidade e acúmulo de água em sua moradia, pois escorpiões entram em casas em busca de água. Por isso conserve pisos, cantos, armários e espaços pequenos secos e livres de vazamentos e evite poças ou recipientes com água em seu lar.

 

Lembre-se: Se for picado, procure uma Unidade de Saúde mais próxima. Para mais informações, o telefone da equipe de controle de vetores é o 3543-4705.

 

Diretoria de Comunicação

 

Fonte: www.greenme.com.br

Mais Notícias

  • 27/05/2020

    CONVITE - AUDIÊNCIA PÚBLICA

    A Prefeitura Municipal de Novo Horizonte convida os Senhores Vere...

    Ver notícia completa
  • 27/05/2020

    Vigilância Epidemiológica divulga relatório de Notificações de Agravos Compulsórios

    Relatório divulgado na manhã desta quarta-feira, 27 de maio de 20...

    Ver notícia completa
  • 26/05/2020

    Cidade registra 305 casos positivos de dengue

    Em 4 dias, Novo Horizonte ganhou mais quatro casos de dengue. Um ...

    Ver notícia completa