Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Casos positivos de dengue chegam a 68 na cidade

Novo Horizonte registra, segundo a equipe de combate à vetores da Prefeitura Municipal, 69 casos positivos de dengue e 90 casos negativos até esta sexta-feira.

 

No total, são 209 notificações registradas até o presente momento com 50 pessoas aguardando resultados de exames que deverão ou não confirmar se elas estão realmente com a doença.

 

Os bairros com maior incidência de casos, também de acordo com o setor que combate o mosquito Aedes aegypti na cidade, são o Jardim Paraíso, Vila Real e Vila Patti.

 

Medidas preventivas devem ser tomadas pela população, dentro de casa, todos os dias.

 

Dengue, com ela não se brinca.

 

Atenção para os principais sintomas: Febre alta; Dor de cabeça; Dor no fundo dos olhos; Dor nas articulações; Manchas vermelhas pelo corpo.

 

Combate e proteção

 

O mosquito da dengue vive em ambientes domésticos e residenciais. Justamente por isso, é dentro de casa que começa o combate e a proteção contra o inseto que transmite, também, o zika vírus (que causa microcefalia em bebês), a febre chikungunya e a febre amarela.

 

Além dos cuidados simples necessários para não deixar água parada e impedir que o Aedes aegypti se reproduza, há também algumas maneiras de se prevenir contra as picadas do mosquito, como a utilização de telas em janelas e portas e mosquiteiro.

 

Para impedir que o Aedes aegypti se reproduza, bastam cuidados simples, mas que fazem toda a diferença. Então, é importante não se descuidar e não deixar água parada. Confira, pratique e espalhe para a vizinhança as dicas para manter sua casa livre do mosquito e das doenças que ele transmite:

 

Mantenha caixas d’água, tonéis, barris e outros reservatórios de água fechados

 

Lembre-se: o criadouro do mosquito é a água parada. É lá que ele coloca seus ovos e se multiplica. Com esses cuidados, o acesso do Aedes aegypti a reservas de água fica muito mais difícil. Faça o mesmo com vasos sanitários que não são usados ou são usados com pouca frequência.

 

Lave os reservatórios de água semanalmente

 

Os ovos do mosquito podem viver mais de um ano no ambiente seco, então, é essencial lavar reservatórios de água com água, bucha e sabão. Ao acabar a água do reservatório, é necessário fazer uma nova lavagem nos recipientes e guardá-los de cabeça para baixo. Faça o mesmo com vasinhos de planta, sobretudo as aquáticas.

 

Coloque areia em vasos de planta ou cacos de vidro

 

Boa parte dos criadouros estão em pratos de vasos de plantas que acumulam água. Além de garrafas e cacos de vidro colocados no alto dos muros para segurança.

 

Não deixe água acumulada na laje ou nas calhas

 

Remova folhas, galhos e outras sujeiras que podem impedir a água de escorrer por completo, ficando acumulada nesses locais.

 

Cuidado com a água de piscinas e de fontes

 

A limpeza e manutenção devem ser feitas com os produtos adequados. Lonas utilizadas para cobrir a piscina, materiais de construção ou outros objetos devem estar bem esticados para evitar acúmulo de água.

 

Eletrodomésticos também podem acumular água

 

Fique atento às bandejas da geladeira ou do ar condicionado. Elas também devem ser bem limpas com sabão e bucha. Reserve um tempo para cuidar dos ralos: quando não forem do tipo que abre e fecha, coloque uma tela para impedir o acesso do mosquito à água acumulada embaixo.

 

Armazene e descarte o lixo de forma apropriada

 

Mantenha garrafas de cabeça para baixo, para que a água não entre e fique acumulada. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha tanto os sacos quanto as lixeiras bem fechados e longe do alcance de animais. Também é indispensável armazenar pneus em locais cobertos.

 

Diretoria de Comunicação

Mais Notícias

  • 22/03/2019

    Casos de dengue chegam a 81 em Novo Horizonte

    A cidade registra 81 casos positivos de dengue e 265 notificações...

    Ver notícia completa
  • 21/03/2019

    Edital do Concurso Público da Prefeitura sai na terça-feira

    O Edital completo com todas as informações sobre o Concurso Públi...

    Ver notícia completa
  • 20/03/2019

    Público aprovou a programação dos Festejos de São José

    Terminou com saldo positivo e com aprovação do público as festivi...

    Ver notícia completa