Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

ODS´s: Município busca adesão aos objetivos da ONU

A Prefeitura de Novo Horizonte busca adesão ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) visando o planejamento e implementação dos chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS´s). Para isso, vem realizando encontros técnicos semanais entre os funcionários para discussão e aprofundamento do tema e planejamento das ações.

 

Os ODS´s fazem parte de uma agenda aprovada, em 2015, por 193 países. No documento, lideranças mundiais se comprometeram a promover o desenvolvimento econômico com inclusão social e sustentabilidade ambiental. As 17 metas globais estabelecidas para isso incluem desde questões relacionadas a direitos básicos (educação, saúde, redução da desigualdade e trabalho digno) até medidas consideradas emergenciais para a preservação da natureza (industrialização sustentável e preservação da biodiversidade e dos oceanos).

 

Incorporar a temática na gestão é fundamental também do ponto de vista financeiro. De acordo com a ONU, muitas instituições públicas e privadas já estão vinculando a concessão de empréstimos ao compromisso de adesão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

As autoridades mundiais vêm trabalhando em medidas efetivas para que condições de sustentabilidade sejam adotadas com maior frequência. Dessa forma, que possam assegurar melhorias para todos os seres que habitam a Terra – entendendo-se, com isso, os diferentes ecossistemas, animais, plantas e o homem.

 

O que são ODS’s ?

 

ODS é a sigla para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Refere-se a uma agenda mundial definida na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015.

 

ODS são diretrizes fundamentais para o equilíbrio da sustentabilidade do planeta. Para isso, partem de temas importantes para o futuro do planeta, e devem possuir aspectos ligados à participação de governos, empresas e toda a sociedade.

 

Essa agenda de compromissos possui um total de 17 objetivos. Foram estabelecidas 169 metas que devem ser cumpridas até 2030, e tem como característica pautar ações a serem adotadas em caráter mundial.

 

Tais ações preveem:  padrões sustentáveis de produção e de consumo; proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres; eliminação da pobreza; segurança alimentar; agricultura; saúde; educação; energia; água e saneamento, entre outros.

 

Principais pontos a serem contemplados

 

Os ODS foram estabelecidos com base em discussões e alinhamento global, capitaneados pela ONU. E houve participação do Brasil na elaboração dos termos.

 

ODS´s definem formas de atuação em 4 grandes segmentos que envolvem os indivíduos do planeta, tais como:

 

Social

 

Refere-se a tudo aquilo que está relacionado às necessidades do Ser Humano, tais como, saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.

 

 

Ambiental

 

Baseia-se em compromissos de preservação e conservação do meio ambiente, através de ações para redução do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade. Com atuação para eliminar a desertificação, além de respeito e uso sustentável dos oceanos, sem esquecer do combate às mudanças climáticas.

 

Econômica

 

Focando no uso sustentável dos recursos naturais, tratamento de resíduos e racionalização do consumo de energia.

 

Institucional

 

Definindo os procedimentos para que a agenda efetivamente seja cumprida.

 

O que está sendo implantado no Brasil?

 

O Brasil visa cumprir o estabelecido pelo ODS, tendo criado uma Comissão Nacional ODS, com a participação efetiva de oito órgãos do governo federal, além de oito representantes de organizações da sociedade civil.

 

Essa comissão tem por objetivo acompanhar e avaliar a adoção de controles e medidas que visem atender os ODS, aliando o cumprimento das regras estabelecidas pela ONU –  órgão centralizador do cumprimento das definições do ODS.

 

O projeto da comissão formada em nosso país mantém relacionamento com algumas Universidades. Dessa maneira, foram criados convênios para pesquisas e apoio às medidas efetivas para auxiliar no cumprimento das definições da agenda mundial.

 

Órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União, e o Parlamento Brasileiro estão envolvidos na fiscalização das medidas, bem como, essas instituições são responsáveis pela revisão e aprimoramento das legislações específicas.

 

Como uma empresa pode contribuir?

 

ODS’s definem a participação efetiva das empresas nesse processo, focando no tratamento de resíduos e ações sobre o consumo consciente.

 

Empresas e investidores com participação em impactos ambientais e sociais foram convocados a participar desta empreitada global, e têm consolidado sua atuação efetiva para contribuir ao atendimento das metas estabelecidas.

 

Quase 80% das empresas que se comprometeram com ODS’s já implantaram ações para cumprir a agenda da ONU. Quanto aos governos estaduais, já há oito estados adotando políticas adequadas para atender a agenda.

 

Esse plano global que visa a sustentabilidade do planeta tem impactos diretos na qualidade de vida de cada Ser Humano. Por isso, o compromisso deve ser encarado de forma séria, sempre com disciplina para que todos possam se favorecer de seus resultados.

 

Diretoria de Comunicação

 

Fonte: www.dehonplast.com.br

Mais Notícias

  • 19/06/2019

    Decisão do Tribunal impede contratação de professores e instrutores

    Apontamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo impede q...

    Ver notícia completa
  • 18/06/2019

    Avenida Cônego Alfredo Reith ganha sinalização de solo

    Após ser recapeada pela Prefeitura Municipal, a Avenida Cônego Al...

    Ver notícia completa
  • 18/06/2019

    Prefeitura investe em mobilidade urbana no município

    A Prefeitura Municipal de Novo Horizonte segue investindo em mobi...

    Ver notícia completa