Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Meio Ambiente realizou palestra sobre energia solar

A Diretoria de Meio Ambiente de Novo Horizonte, em parceria com a Associação Comercial e Industrial do município, realizou importante palestra sobre o tema “Energia solar, como diminuir seus gastos e ajudar o meio ambiente”, na noite de terça-feira, 05 de fevereiro de 2019, com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade. A ação atende a uma das diretivas do Programa Município Verde (PMVA), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e ao objetivo 7 do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que é assegurar, até 2030, o acesso confiável, sustentável e moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.

 

O palestrante convidado para falar sobre o assunto foi o engenheiro eletricista Erick Sampaio, que possui amplo conhecimento no tópico abordado.

 

O sol é uma fonte de energia limpa e renovável, ou seja: a geração de energia solar não está associada à emissão de poluentes. Isso não quer dizer, entretanto, que não existam impactos ambientais causados pela obtenção deste tipo de energia. Na verdade, ela causa apenas impactos localizados e não se utiliza de recursos que podem se extinguir com o tempo.

 

Fazer economia com energia solar ajuda a diminuir os custos de energia de uma empresa em longo prazo. É importante destacar esse detalhe porque o investimento em energia solar não terá retorno imediato, a economia somente será observada com o decorrer do tempo, porém, em valores significativos.

 

Substituir a energia elétrica convencional pela energia solar, geralmente representa uma redução na conta que varia de 50% a 95%. A vantagem principal ocorre em média sete anos depois, quando o investimento em energia solar acaba sendo pago automaticamente pelo dinheiro economizado com o corte dos custos excessivos com a luz.

 

Além da economia diretamente relacionada à conta de eletricidade, existem diversos outros benefícios relacionados à economia com energia solar, como por exemplo, menos impacto ao meio ambiente. A energia solar é um recurso renovável e limpo, visto que a fonte geradora de energia é o sol, não há danos à natureza e nem a atmosfera.

 

Apesar desses impactos causados onde estão instaladas as placas solares, a energia solar traz mais benefícios para o meio ambiente do que desvantagens. Se boa parte da população instalasse energia solar em suas casas e empresas, não seria preciso inundar grandes áreas florestais para construir usinas hidrelétricas, por exemplo. Confira a seguir mais alguns benefícios associados ao uso da energia solar:

 

Benefícios da energia solar para o meio ambiente

 

Capacidade de renovação; Redução das emissões de fases de efeito estufa; Energia limpa, renovável e sustentável; Baixo impacto ambiental; Aquecimento da água do próprio local onde será usada; Não faz barulho; Energia inesgotável; Manutenção mínima; Ocupa pouco espaço; Pode ser utilizado em áreas remotas.

 

Investir em energia solar diminui os custos de manutenção dos sistemas de calefação de água, além das despesas elétricas, sem contar que a durabilidade dos painéis solares fotovoltaicos é de cerca de vinte anos, ou seja, trata-se um investimento em longo prazo que reduz os gastos, colabora como meio ambiente e ainda dura por muitos anos.

 

Diretoria de Comunicação

 

Fonte: www.fragmaq.com.br

Mais Notícias

  • 18/02/2019

    Chuva adia liberação do trânsito na 15

    A Diretoria Municipal de Obras e Serviços Públicos comunica que, ...

    Ver notícia completa
  • 18/02/2019

    Caminhada contra a dengue será dia 23

    A Secretaria Municipal de Saúde comunica que, em decorrência da c...

    Ver notícia completa
  • 18/02/2019

    Cultura abre inscrições para cursos gratuitos

    A Diretoria Municipal de Cultura de Novo Horizonte está com inscr...

    Ver notícia completa