Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Outubro Rosa: Mês de prevenção e conscientização do câncer de mama

O mês de outubro chega com força no combate e na prevenção ao câncer de mama. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando, com apoio da Só Fórmula (Farmácia de Manipulação), da Usina Estiva, da Usina Santa Isabel, do Grêmio Novorizontino e da Rádio Esperança FM, várias ações que visam orientar as mulheres sobre essa doença que pega muita gente de surpresa.

 

Nos dias 05 e 26 deste mês, por exemplo, serão realizadas palestras explicativas sobre o assunto no Centro Cultural Gino de Biasi Filho. Além disso, uma caminhada de conscientização está marcada para o dia 20 de outubro, com saída às 8h30 da manhã, em frente à Igreja Matriz.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, para a palestra do dia 05, é necessário se inscrever com antecedência na Só Fórmula, no Ambulatório de Saúde da Mulher “Take Toyota” e na Usina São José da Estiva. Lembrando que as 100 mulheres que chegarem primeiro ao evento receberão uma camiseta do Outubro Rosa.

 

Câncer de mama - Em geral, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.

 

A mamografia (raio-x das mamas) é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico.

 

Tratamento - As formas de tratamento variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer. Os mais indicados são: quimioterapia (uso de medicamentos para matar as células malignas), radioterapia (radiação), hormonoterapia (medicação que bloqueia a ação dos hormônios femininos) e cirurgia, que pode incluir a remoção do tumor ou mastectomia (retirada completa da mama).

 

Recomendações

 

* Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, se você é mulher e tem mais de 20 anos, pois cerca de 90% dos tumores  são detectados pela própria paciente;

 

* Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente;

 

* Não se esqueça de que a mamografia deve ser realizada todos os anos;

 

* Atenção: embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.

 

Você sabia? - Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

 

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

 

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

 

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

 

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

 

Para este ano de 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Brasil vai registrar 59.700 novos casos de câncer de mama.

 

Diretoria de Comunicação

 

 

Mais Notícias

  • 15/10/2018

    Reformada, UBS Santa Clara será reinaugurada dia 1º de novembro

    Em horário que ainda será definido pela Secretaria Municipal de S...

    Ver notícia completa
  • 10/10/2018

    Prefeitura reconstruirá trechos danificados da Canalização do Córrego do Cardoso

    Três empresas participaram do Processo Licitatório aberto pela Pr...

    Ver notícia completa
  • 09/10/2018

    Prefeitura construirá Centro de Informações Turísticas e Sanitários na Praça da Fonte

    A Câmara Municipal de Novo Horizonte, em sessão ordinária realiza...

    Ver notícia completa