Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Prevenção da Saúde bucal é trabalhado na rede municipal de educação

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Horizonte deu início, no último dia 27 de agosto de 2018, na rede municipal de educação, ao Projeto de Prevenção da Saúde Bucal. A ação envolve os alunos dos Jardins II e do Maternal até o 5º ano.

 

O Projeto tem como foco principal a higienização bucal e a prevenção de cáries e outras doenças. O método trabalhado para fazer com que as crianças aprendam a escovar os dentes sozinhas envolve personagens e histórias fantásticas que ajudam a despertar o interesse pela temática.

 

Além do mais, tópicos como uma boa alimentação (restrição a doces) são trabalhados com os alunos com exemplos educativos que valorizam hábitos alimentares saudáveis.

 

A metodologia aplicada pela equipe são Palestras Educativas, Avaliação Bucal e Escovação Supervisionada, além das orientações realizadas para os pais ou responsáveis quanto aos cuidados e consultas periódicas, que vão desde a prevenção até o término do tratamento, se necessário.

 

Saúde bucal infantil: 5 cuidados que toda criança deveria ter com os dentes

 

O acesso à informação e a preocupação dos pais para que seus filhos não passem por tudo o que eles já passaram com a odontologia antiga, faz com que o número de crianças atendidas em consultórios odontológicos aumente a cada ano. Isso é excelente. Quanto mais cedo elas visitarem o dentista, menos problemas terão na vida adulta. Mesmo assim, dúvidas ainda são comuns.

 

Para as crianças

 

1. Limpe os dentes com escova macia e pequena, pasta de dente e fio dental: A limpeza dos dentes deve ocorrer na mesma frequência que a limpeza feita pelos adultos: a cada refeição e todos os dias. Se a criança tiver menos de sete anos, os pais é que devem escovar. Após essa idade, a própria criança está apta a fazer a higienização sozinha, mas a supervisão ainda é importante. Consulte seu dentista em caso de dúvida sobre técnicas de escovação e as pastas dentais mais indicadas;

 

2. Coma bastante carne, frutas e mastigue chicletes sem açúcar: Isso fará com que os dentes de leite sejam estimulados, ficando moles e caindo na época certa;

 

3. Higienize seus dentes de leite: A disciplina com a limpeza dos dentes, mesmo que eles venham a cair, deve começar desde cedo. Além disso, dente de leite cariado também dói. Se a criança foi estimulada desde pequena (com dentes de leite ainda), os pais não precisarão se preocupar com os dentes permanentes, pois com certeza eles serão bem cuidados;

 

4. Visite o dentista a cada seis meses: Assim como os adultos, crianças também devem fazer visitas regulares ao dentista. Tudo para prevenir cáries, gengivites e outros problemas. O acompanhamento da erupção dentária também é importante para o crescimento e desenvolvimento natural dos dentes;

 

5. Não deixe de brincar, mas pegue mais leve nas brincadeiras de grande impacto ou corrida. É comum nessa fase os dentes da frente servirem de “para-choque” em quedas ou batidas e acabarem quebrando. Sem problemas, o dentista encontrará a solução.

 

Para os pais

 

O que parece ser complicado é mais fácil do que se imagina: Estimule seu filho a se alimentar com comidas mais sólidas como carnes e frutas, e não apenas salsichas e fast foods. Pode não parecer, mas o tipo de comida oferecido em casa vai influenciar na aceleração ou retardo da queda do dente de leite; Estimule o hábito de higienizar os dentes todos os dias, mesmo que seu filho ainda tenha dentes de leite. Presenteie ou elogie seu filho quando ele estiver sendo responsável por isso. Os pais são como espelhos para os filhos. Seja um exemplo e mantenha sua saúde bucal em dia; Diga que cuidar dos dentes e da boca é a melhor maneira de evitar problemas futuros, como dores e perda de dente; Ensine aos pequenos que o Cirurgião Dentista é um aliado e amigo. Não o associe a dor, sofrimento ou castigo.

 

Diretoria de Comunicação

 

Fonte: www.doutorfernandoreis.com.br

Mais Notícias

  • 19/09/2018

    Prefeitura abre Licitação para aquisição de Mamógrafo

    A Prefeitura de Novo Horizonte realiza, no próximo dia 02 de outu...

    Ver notícia completa
  • 19/09/2018

    CAPS promove evento pela valorização da vida

    O Centro de Atenção Psicossocial de Novo Horizonte (CAPS), órgão ...

    Ver notícia completa
  • 18/09/2018

    Empresa retomará obras na Creche Escola do Bairro São José/Esplanada

    A Prefeitura de Novo Horizonte comunica que a empresa Weng Constr...

    Ver notícia completa