Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Prefeitura promoveu curso de poda

A Prefeitura de Novo Horizonte, através da Diretoria de Agricultura e Pecuária, realizou na última  semana o curso de poda de árvores. Ministrado pelo engenheiro florestal e diretor de agricultura Leandro Brabo da Crús, a capacitação teve por objetivo atualizar os conhecimentos dos podadores e formar novos profissionais para que realizem a poda corretamente.

 

No município, apesar de todo o trabalho informativo sobre arborização já realizado, ainda  há uma grande quantidade de árvores sendo podadas incorretamente, prejudicando e impossibilita-as de realizar suas funções, como embelezamento, diminuição da poluição, sombreamento, diminuição da temperatura, além de ser um  crime ambiental.

 

A poda drástica é aquela que remove mais que 30% do volume da copa de uma árvore ou arbusto. Esta mudança brusca na condição da planta causa um desequilíbrio entre superfície da copa e superfície de absorção de água e nutrientes. A reação da árvore será de recompor a folhagem original, emitindo grande brotação de novos galhos, como forma de garantir sua sobrevivência após um estresse sofrido pelo manejo excessivo da copa.

 

Outro aspecto importante a ser observado é a data que a poda ocorrerá, visto que o munícipe deve seguir o calendário de poda e retirada dos galhos pela Prefeitura, evitando que os restos de poda fiquem por muito tempo nas ruas.

 

É necessário ressaltar que o planejamento do local, do tamanho, tipos de frutos e de qual espécie será plantada, é fundamental para que não haja problemas futuros e a ocorrência da poda desnecessária. Para isto, tanto a Diretoria de Agricultura, quanto a de Meio Ambiente, oferecem orientações gratuitas aos interessados em ter árvores em suas casas. Mais informações pelo telefone 3542 1122.

Mais Notícias

  • 19/07/2018

    Membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente tomam posse

    O prefeito Toyota deu posse na tarde desta quinta-feira, 19 de ju...

    Ver notícia completa
  • 18/07/2018

    Criança é picada por escorpião no bairro Lago das Garças

    Uma criança de 11 meses de idade foi picada por um escorpião amar...

    Ver notícia completa
  • 17/07/2018

    Vacinação contra o sarampo ocorrerá em agosto

    A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Horizonte estará particip...

    Ver notícia completa