Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

H3N2: O novo vírus da gripe que circula no Brasil

O H3N2 é um subtipo do vírus da influenza A, responsável pelo maior surto de gripe nos EUA nos últimos anos, com mais de 47 mil pessoas infectadas. Recentemente, chegou no Brasil e chamou a atenção das autoridades da saúde.

 

Originalmente, o H3N2 não é um vírus que afeta humanos, sendo mais comum em espécies como aves e suínos. Contudo, a transmissão entre pessoas é possível. Dessa forma, fica conhecido como vírus variante.

 

A prevenção da H3N2 não se distancia muito do que deve ser feito para evitar a gripe comum. Mesmo em épocas de surto, é possível seguir alguns passos para evitar essa doença. Conheça os principais:

 

Lave bem as mãos

 

É importante manter as mãos bem limpas. Lembre-se de higienizá-las com frequência, principalmente antes de qualquer refeição. Quando estiver em um ambiente em que não seja possível lavá-las, busque utilizar álcool gel.

 

Principalmente no inverno, carregar consigo o álcool gel facilita a higienização e ajuda a prevenir essa e outras doenças.

 

Após tossir e espirrar, também é importante lavar as mãos, para não espalhar o vírus pela superfície dos objetos.

 

Evite ambientes lotados e fechados

 

Evitar ambientes lotados e com pouca ventilação pode ajudar a conter e prevenir a transmissão do vírus. Por essas condições, esses lugares se tornam um fator de risco para doenças transmissíveis por secreções respiratórias como a influenza.

 

Em casa, procure deixar portas e janelas abertas, para melhorar a circulação. Em transportes coletivos, também. Mesmo com temperaturas baixas ou com tempo chuvoso, priorize a saúde coletiva e mantenha sempre uma brecha para o ar circular.

 

Mantenha uma alimentação saudável

 

Ter uma alimentação saudável ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico. Consumir de forma natural boas quantidades de vitamina ajuda a prevenir a gripe e traz inúmeros benefícios à saúde.

 

Não compartilhe objetos pessoais

 

Apresentando algum dos sintomas ou não, evite compartilhar objetos pessoais que possam ser responsáveis pela transmissão do vírus como talheres, copos, garrafas e pratos.

 

Use lenços descartáveis e cubra boca e nariz ao espirrar

 

Diante dos sintomas da gripe como tosse e espirro, use lenços descartáveis para higiene nasal. Além disso, cubra sempre o nariz e boca enquanto espirrar ou tossir, para não espalhar o vírus.

 

É recomendado que se evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Quando se há o contato, deve ser feita uma higiene adequada.

 

Evite contato com pessoas que apresentam os sintomas

 

Para prevenir a sua saúde, é importante evitar o contato muito próximo com pessoas que apresentam os sintomas da doença. Durante o tratamento, uma das recomendações é que os pacientes mantenham repouso e evitem contato com outras pessoas saudáveis para não correr o risco de espalhar o vírus.

 

Se alguém próximo a você, como um colega de trabalho ou estudo, está com os sintomas da doença, oriente-o para que procure ajuda médica e tire alguns dias para repousar.

 

Vacina

 

A melhor forma de se proteger do H3N2 é tomando a vacina da gripe, disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde e Centro de Saúde de Novo Horizonte até o dia 1º de junho de 2018.

 

Os grupos prioritários para receber a vacina são: Crianças de seis meses à menores de cinco anos; Indígenas a partir de seis meses de idade; Gestantes de qualquer idade gestacional; Puérperas, até 45º dia após o parto; Trabalhadores da Saúde; População de 60 anos e mais; População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Professores da rede pública e privada.

 

Diretoria de Comunicação

 

Fonte: www.minutosaudavel.com.br

Mais Notícias

  • 19/09/2018

    Prefeitura abre Licitação para aquisição de Mamógrafo

    A Prefeitura de Novo Horizonte realiza, no próximo dia 02 de outu...

    Ver notícia completa
  • 19/09/2018

    CAPS promove evento pela valorização da vida

    O Centro de Atenção Psicossocial de Novo Horizonte (CAPS), órgão ...

    Ver notícia completa
  • 18/09/2018

    Empresa retomará obras na Creche Escola do Bairro São José/Esplanada

    A Prefeitura de Novo Horizonte comunica que a empresa Weng Constr...

    Ver notícia completa