Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Saúde realiza ação preventiva contra o câncer de boca

Junto com a campanha de vacinação contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Horizonte estará realizando neste sábado, 12 de maio, das 8h às 17 horas, no Centro de Saúde, e nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Alvorada, São Vicente e São Benedito, ação preventiva contra o câncer de boca.

 

O objetivo é alertar a população sobre a doença e realizar os exames preventivos nas pessoas que queiram passar pelo procedimento.

 

O câncer bucal geralmente ocorre nos lábios (mais freqüentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcoólica, é um dos principais fatores de risco.

 

Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia. Este câncer pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivência de cinco anos de 50%. Uma das razões pelas quais este prognóstico é tão negativo é o fato de que os primeiros sintomas não serem reconhecidos logo. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

 

Se constatada qualquer lesão, os pacientes apresentados serão encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para que seja dado início ao tratamento.

 

“Nosso objetivo é aumentar o índice de diagnóstico precoce do câncer bucal, verificando estas possíveis lesões e valorizando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para melhores resultados no tratamento”, disse a cirurgião dentista e coordenadora do CEO, Cássia Rita Santana Celestino.

 

Diretoria de Comunicação

Mais Notícias

  • 19/09/2018

    Prefeitura abre Licitação para aquisição de Mamógrafo

    A Prefeitura de Novo Horizonte realiza, no próximo dia 02 de outu...

    Ver notícia completa
  • 19/09/2018

    CAPS promove evento pela valorização da vida

    O Centro de Atenção Psicossocial de Novo Horizonte (CAPS), órgão ...

    Ver notícia completa
  • 18/09/2018

    Empresa retomará obras na Creche Escola do Bairro São José/Esplanada

    A Prefeitura de Novo Horizonte comunica que a empresa Weng Constr...

    Ver notícia completa