Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Projeto Horta nas Escolas incentiva a alimentação saudável entre os alunos

A Prefeitura de Novo Horizonte tem incentivado aulas práticas de plantio de hortaliças nas escolas da rede municipal de ensino, pois entende que ter uma horta na escola é um ótimo jeito de trabalhar conteúdo e valores com crianças e adolescentes. O crescimento das plantas serve como ferramenta para estudos de ciências e matemática, por exemplo, além de incentivar a alimentação saudável e o cuidado com o meio ambiente.

 

A partir da horta, o estudante tem garantida a possibilidade de aprender a plantar, selecionar o que plantar, planejar o que plantou, transplantar mudas, regar, cuidar, colher, decidir o que fazer do que colheu. Além disso, alteram sensivelmente a relação das pessoas com o ambiente em que elas vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e da comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações com a sua e com outras espécies.

 

Por meio da horta é possível propiciar conhecimentos e habilidades que permitem às pessoas produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura e assim conscientizá-las quanto a práticas alimentares mais saudáveis, fortalecer culturas alimentares das diversas regiões do país e discutir a possibilidade do aproveitamento integral dos alimentos.

 

Esses conhecimentos podem ser socializados na escola e transportados para a vida familiar dos educandos, por meio de estratégias de formação sistemática e continuada, como mecanismo capaz de gerar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional.

 

De acordo com a Interlocutora do Programa Município Verde Azul em Novo Horizonte, Juliana Senne Martins DAdda, “a horta escolar passa a ser um espaço alternativo para aquisição de aprendizado sobre alimentação e nutrição, podendo ser considerado um laboratório vivo onde as crianças experimentam diversas experiências, tornando o contato com os alimentos mais atraente e prazeroso, motivando assim o uso de uma alimentação mais nutritiva e saudável”.

 

Ainda segundo Juliana, a horta modelo mantida pela Prefeitura de Novo Horizonte está localizada na Diretoria Municipal de Meio Ambiente, prédio ao lado do Corpo de Bombeiros.

 

Diretoria de Comunicação

Mais Notícias

  • 18/07/2018

    Criança é picada por escorpião no bairro Lago das Garças

    Uma criança de 11 meses de idade foi picada por um escorpião amar...

    Ver notícia completa
  • 17/07/2018

    Vacinação contra o sarampo ocorrerá em agosto

    A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Horizonte estará particip...

    Ver notícia completa
  • 16/07/2018

    Nas férias escolares, crianças devem tomar cuidado ao soltar pipas

    Diversão nas férias escolares é o que não falta entre as crianças...

    Ver notícia completa