Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Prefeitura promoveu o II Encontro de Produtores Orgânicos de Novo Horizonte

No último sábado, 07 de abril, a Prefeitura de Novo Horizonte, através da Diretoria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, realizou, no sítio São João, bairro Aparecida, o II Encontro de Produtores Orgânicos.

 

O tema escolhido para este ano foi “Compostagem e Aspectos de Certificação de Orgânicos”. Participaram do dia de campo, além de estudantes do curso de Agronegócios, Produtores da Agricultura Familiar, membros de Associações e interessados no assunto.

 

O conteúdo tratado, segundo a pasta ambiental do município, foi de grande importância e relevância, já que a compostagem traz inúmeros benefícios ao solo, pois utiliza o resíduo de podas da cidade e das propriedades e é vital para a agricultura familiar, ou seja, tornando-a menos dependente de insumos industrializados para a produção de alimentos e gerando valor agregado aos alimentos produzidos de forma orgânica.

 

O produtor Mauro Zanelatto, por exemplo, explicou a todos os processos de certificação e a responsabilidade de cada produtor na associação existente na região de Novo Horizonte. Tópicos pertinentes para aqueles que pretendem iniciar a produção de hortaliças, frutas e legumes orgânicos também foram relatados.

 

Já o palestrante Dirceu Soares falou sobre os diversos processos de compostagem, desde os mais simples para pequenas propriedades até a compostagem em larga escala. Os participantes tiveram, ainda, acesso a aulas teóricas e práticas e puderam acompanhar a formação correta de leiras, temperatura ideal, manejo dos materiais e tempo ideal para uso do adubo.

 

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o tema pode entrar em contato com a Diretoria de Meio Ambiente de Novo Horizonte pelo telefone 17-3543-1766.

 

Diretoria de Comunicação

Mais Notícias

  • 20/11/2018

    Unidades de Saúde terão atendimentos interrompidos

    A UBS São Benedito estará fechada nesta quarta-feira, 21 de novem...

    Ver notícia completa
  • 20/11/2018

    Atos do Poder Legislativo passarão a ser publicados na Imprensa Oficial Eletrônica do Município

    O prefeito Toyota promulgou a Lei nº 4.718/2018, de 19 de novembr...

    Ver notícia completa
  • 20/11/2018

    Ninguém aparece e licitação é dada como deserta pela Prefeitura

    A licitação que objetivava contratar a empresa que teria, segundo...

    Ver notícia completa