Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Rede Municipal de Ensino de Novo Horizonte recebe computadores da Fundação Lemann, QEdu e Google

Rede Municipal de Ensino de Novo Horizonte recebe computadores da Fundação Lemann, QEdu e Google

 

Com o Centro Cultural Gino de Biasi Filho lotado, a Secretaria Municipal de Educação de Novo Horizonte apresentou ao público presente na noite de segunda-feira, 05 de fevereiro, a parceria firmada com a Associação QEdu, Fundação Lemann e Google.

 

Devido a isso, a rede municipal de ensino do município foi contemplada com 240 computadores e 7 estações de recarga. O objetivo da doação desses equipamentos é ampliar o acesso das escolas da rede à tecnologia, oferecendo insumos que ajudem os educadores a implementarem melhorias pedagógicas.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o desafio de aplicar avaliações de rede de qualidade e eficientes é enorme. Todo o processo de avaliação, preparação da dinâmica das provas, aplicação aos alunos, correção, tabulação e discussão consome um tempo importante das escolas e secretarias de educação, gerando uma complexidade grande e um custo elevado.

 

O QEdu provas nasceu para transformar esse cenário e fazer com que as avaliações de rede sejam feitas de forma mais sustentável, com tecnologias que ajudam a reduzir a complexidade, aumentando a qualidade e trazendo poucas interferências no processo educacional. Mais do que isso, o QEdu provas não diminuiu apenas o tempo, gastos e complexidade do processo de aplicação das provas, mas gerou também relatórios importantes para os educadores, permitindo que sejam tomadas ações efetivas com base em informações precisas e que são entregues em tempo hábil.

 

Além do mais, o QEdu provas é uma solução que fornece suporte às avaliações educacionais de aprendizagem realizadas pelas redes públicas de ensino, oferecendo: suporte na preparação das avaliações; tecnologias que interferem pouco no processo educacional, reduzem a complexidade e aumentam a qualidade das provas; suporte e revisão focados na validação das avaliações; ambiente digital e online para realização da prova pelos estudantes; análise dos resultados e entregas das devolutivas, com o objetivo de subsídio à Secretaria, Escolas e Professores; suporte na implantação do processo de apropriação dos resultados com apoio ao coordenador pedagógico e professores.

 

Um dos principais objetivos do QEdu provas é implantar um processo sustentável e eficiente para avaliação em rede, ou seja, oferecer auxílio na incorporação de dados e informações geradas na avaliação dos Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs), de forma que os professores e outras partes possam aproveitar sem que modifiquem sua rotina ou aumentem sua carga horária, como também disponibilizar relatórios de devolutivas pedagógicas que permitem a tomada de decisões no nível estratégico e tático em tempo recorde.

 

No evento, a entrega simbólica dos Chromebooks que serão utilizados pelas escolas municipais de Novo Horizonte, foi acompanhada pelo prefeito Toyota, pelo Secretário de Educação, Paulo César Magri, e pelos representantes da Fundação Lemann, QEdu e Google, César Wememann, Carolina Tamaoki, Marcelio Leal e Dorly Neto, e pelos alunos da EMEF Hebe de Almeida Leite Cardoso, Talia Rosa (4º ano), Henrique Nascimento Gardino (5º ano), Ana Beatriz Alves Braga (8º ano) e Guilherme Generato (9º ano) e da EMEF Francisco Álvares Florence, Ana Rita Pavão Green (8º ano) e Gustavo Bueno de Carvalho (9º ano).

 

Após isso, fizeram uso da palavra, o representante da Fundação Lemann, César Wememann, o Secretário Paulo Magri e o prefeito Toshio Toyota.

A noite festiva no Centro Cultural Gino de Biasi Filho terminou com apresentações de danças e teatro com os alunos do CME Professora Salete Aparecida Laude, referência em educação em tempo integral.

 

Com esse grande acontecimento que marca o início do ano letivo, pode-se dizer que essa parceria de sucesso firmada com a Fundação Lemann, QEdu e Google fortalece ainda mais o nível educacional de Novo Horizonte, cujo trabalho é reconhecido nacionalmente.

 

Por que Novo Horizonte foi escolhida?

 

A Secretaria Municipal de Novo Horizonte foi escolhida por conta do alto engajamento da rede na melhoria do aprendizado dos estudantes. A cidade possui uma forte cultura relacionada ao uso de evidências para apoio às decisões pedagógicas. Além disso, a rede possui um sistema de avaliação maduro que, combinado com a tecnologia do QEdu Provas, potencializará as ações e práticas geradas a partir dos resultados. As primeiras aplicações do QEdu Provas em Novo Horizonte começarão este ano e os computadores ficarão disponíveis para serem usados também com outros fins pedagógicos que visem o aumento do aprendizado dos estudantes.

 

Fundação Lemann

 

A Fundação Lemann, organização familiar sem fins lucrativos fundada em 2002 por Jorge Paulo Lemann, trabalha para que todas as crianças brasileiras tenham uma educação pública de qualidade e para criar uma rede de pessoas talentosas que se dediquem a resolver os principais problemas sociais brasileiros. Para atingir este objetivo, a Fundação Lemann desenvolve programas que impactam milhões de alunos em escolas públicas de todo o Brasil e apoia instituições de excelência que trabalhem por um país mais justo e avançado.

 

Diretoria de Comunicação Social

Mais Notícias

  • 18/07/2018

    Criança é picada por escorpião no bairro Lago das Garças

    Uma criança de 11 meses de idade foi picada por um escorpião amar...

    Ver notícia completa
  • 17/07/2018

    Vacinação contra o sarampo ocorrerá em agosto

    A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Horizonte estará particip...

    Ver notícia completa
  • 16/07/2018

    Nas férias escolares, crianças devem tomar cuidado ao soltar pipas

    Diversão nas férias escolares é o que não falta entre as crianças...

    Ver notícia completa