Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Saúde realiza Campanha preventiva de hipertensão e diabetes

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Horizonte realiza, na manhã da próxima sexta-feira, 26 de janeiro de 2018, campanha preventiva de hipertensão e diabetes.

 

Os profissionais da saúde estarão medindo a pressão arterial da população e realizando teste de glicemia a partir das 8h da manhã, no estacionamento do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Jardim São Vicente de Paulo. Para o exame de diabetes, segundo a saúde municipal, é preciso estar em jejum. 

 

A Campanha, ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, tem o objetivo de orientar, prevenir e conscientizar as pessoas sobre os malefícios da pressão alta, também conhecida por assassina silenciosa. Mesmo podendo ser evitada em 70% dos casos, atinge mais de 14,3 milhões de pessoas no Brasil – o 4º país em incidência – e mais de 400 milhões no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a pressão arterial é considerada alta quando está acima de 140X90mmHG.

 

Diabetes

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 2015 o Brasil é o quarto do mundo em número de pessoas acometidas pelo problema. Além da obesidade que é muito grande, a genética e os hábitos de vida dos brasileiros são fatores que contribuem para o aparecimento da doença.

 

Ainda de acordo com a OMS, 90% das pessoas com diabetes têm o tipo 2 da doença, que acomete mais adultos e idosos, de forma silenciosa. Mas há o tipo 1, onde os sintomas já mostram rapidamente o problema, mas no tipo 2, quando a pessoa percebe algum sintoma, como ir mais ao banheiro ou beber mais água, já está há pelo menos cinco anos com diabetes. Por isso, a partir de 40 anos quem tem familiares com diabete ou está acima do peso deve fazer anualmente o exame. Quem não tem fator de risco pode começar aos 45 ou 50 anos.

 

Doença caracterizada pelo aumento de açúcar no sangue, o Diabetes não é provocado pelo exagero no consumo de  doces, mas pelo aumento de peso provocado por hábitos alimentares errados, associado à falta de atividade física. O excesso de calorias ingeridas, que não é utilizada para o gasto energético, acumula-se na forma de gordura, levando ao aumento do risco do desenvolvimento do Diabetes.

 

Pessoas que têm histórico familiar de Diabetes, como mãe ou pai com a doença, devem ficar atentos e incluir no dia-a-dia a prática de atividade física e evitar o aumento de peso. O vilão das dietas não é o açúcar ou gordura, mas o excesso de calorias ingeridas.

 

Diabéticos podem ingerir doces de forma equilibrada, em pequena quantidade, desde que reduzam o total de carboidratos durante o dia. Devem também aumentar a prática de atividade física, para “queimar” o excesso ingerido ou aumentar a dose de insulina antes das refeições. Outra opção é o uso de adoçantes.

 

O ideal é sempre ter a orientação de um nutricionista ou endocrinologista. Viver com diabetes não pode virar um fardo, mas um alerta para controlar a alimentação equilibrada e uma vida saudável.

 

Diretoria de Comunicação

Mais Notícias

  • 18/12/2018

    Sinal Analógico é desligado em Novo Horizonte:

    O sinal analógico da Bandeirantes, SBT, Globo, Record News, Rede ...

    Ver notícia completa
  • 18/12/2018

    Cesta de Natal será entregue na sexta

    Os servidores públicos municipais receberão, nesta sexta-feira, 2...

    Ver notícia completa
  • 18/12/2018

    Trechos danificados da canalização do Córrego do Cardoso começam a ser consertados

    Os trechos da canalização do Córrego do Cardoso danificados pela ...

    Ver notícia completa