Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Manchas na pele que não coçam e não doem podem indicar hanseníase

Janeiro Roxo é mês de conscientizar as pessoas sobre a hanseníase. Trata-se de uma doença crônica e infectocontagiosa que atinge a pele e os nervos periféricos. Perda de sensibilidade ou manchas na pele que não coçam e não doem podem indicar o problema.

 

Mesmo possuindo tratamento e cura, a doença pode levar a sérias incapacidades físicas. A transmissão principal é pelas vias respiratórias superiores de pacientes multibacilares não tratados, sendo, também, o trato respiratório a mais provável via de entrada do vírus no corpo.

 

A doença tem cura, porém exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente ou a transmissão da bactéria para indivíduos de convívio próximo. Nos dias de hoje, sabe-se que não há necessidade do isolamento dos indivíduos, pois o SUS fornece a medicação necessária para recuperação dos portadores da hanseníase.

 

Atualmente, a prevalência da doença está diretamente ligada a condições precárias de higiene, afetando regiões mais carentes, como Brasil, Índia, Madagascar, Moçambique, Miamar e Nepal. Entre 2006 a 2015, o Brasil conseguiu reduzir em 28% a taxa de detecção da doença, reduzindo de 43.652 para 28.761 o número de casos novos diagnosticados, no mesmo período. Entretanto, mesmo com a redução apresentada, a detecção no país ainda é considerada alta para a Organização Mundial de Saúde (OMS). Dos 28.761 casos registrados em 2015, 2.113 (7,34%) foram em crianças com menos de 15 anos, sinalizando focos de infecção ativos e transmissões recentes.

 

Em Novo Horizonte, o diagnóstico da hanseníase é feito o ano todo no Centro de Fisioterapia com a fisioterapeuta Adriana Fonseca. O atendimento neste mês de janeiro ocorre de 2ª a 6ª das 8h30 às 11h00. No presente momento, de acordo com a profissional,  dois pacientes passam por tratamento.

 

Diretoria de Comunicação

Mais Notícias

  • 10/10/2018

    Prefeitura reconstruirá trechos danificados da Canalização do Córrego do Cardoso

    Três empresas participaram do Processo Licitatório aberto pela Pr...

    Ver notícia completa
  • 09/10/2018

    Prefeitura construirá Centro de Informações Turísticas e Sanitários na Praça da Fonte

    A Câmara Municipal de Novo Horizonte, em sessão ordinária realiza...

    Ver notícia completa
  • 08/10/2018

    Campanha Escorpião? Aqui Não! começará pelo Jardim São Vicente

    A Prefeitura de Novo Horizonte realizará mutirão de limpeza no Ja...

    Ver notícia completa