Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Campanha contra a Tuberculose vai até segunda-feira em Novo Horizonte

“Todos Juntos Contra a Tuberculose”. Esse é o slogan adotado pelo Ministério da Saúde para a Campanha deste ano.

 

Quem apresentar cansaço, dor no peito, tosse persistente, perda de peso acentuada nos últimos meses, febre noturna, fraqueza ou catarro, deve comparecer à uma Unidade Básica de Saúde mais próxima até a próxima segunda-feira, 20 de novembro, das 7h às 17 horas, munido de um documento com foto.

 

O objetivo da Campanha é sensibilizar a população sobre a importância de aderir e completar o tratamento contra a doença.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2016, foram registrados 66,7 mil casos novos e 12,8 mil casos de retratamento (abandono ao tratamento) de tuberculose no Brasil.

 

No período de 2007 a 2016, o coeficiente de incidência da doença apresentou uma variação média anual de -1,7% e passou de 37,90/100 mil habitantes, em 2007, para 32,4/100 mil habitantes, em 2016. A redução da incidência nos 10 anos foi de 14,1%. A meta até 2035 é ter a incidência menor que 10/100 mil habitantes.

 

Em 2014, o Ministério da Saúde implantou no País a Rede de Teste Rápido para Tuberculose (RTR-TB), que utiliza a técnica de biologia molecular PCR em tempo real. O teste detecta a presença do bacilo causador da doença em duas horas e identifica se há resistência ao antibiótico rifampicina, um dos principais medicamentos usados no tratamento.

 

A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias.

 

Diretoria de Comunicação

 

 

 

 

Mais Notícias

  • 19/06/2018

    Prefeito assina Convênios com a Secretaria de Turismo do Estado

    O prefeito Toyota assinou, em Ribeirão Preto, dois Convênios com ...

    Ver notícia completa
  • 18/06/2018

    Vacinação contra a gripe termina na 6ª feira

    A vacina contra a gripe será aplicada nas crianças de 5 a 9 anos ...

    Ver notícia completa
  • 15/06/2018

    Saúde registra casos de atendimento antirrábico em Novo Horizonte

    A Vigilância Epidemiológica de Novo Horizonte registrou 35 casos ...

    Ver notícia completa