Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Evento no Centro Cultural marcou os 10 anos do Programa Município Verde Azul

Na noite de terça-feira, no Centro Cultural Gino de Biasi Filho, a Diretoria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, realizou evento comemorativo aos 10 anos do Programa Município Verde Azul (PMVA).

 

A apresentação do Programa e as conquistas que Novo Horizonte obteve ao longo desse tempo todo como participante do Programa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, foram transmitidas ao público presente pela vice-prefeita e Interlocutora do PMVA no município, Bete Baleiro.

 

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável no Estado de São Paulo.

 

Além disso, a participação do município no Programa é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos pelo Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

 

As ações propostas pelo Programa compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

 

Por dois anos consecutivos, Novo Horizonte recebeu o primeiro lugar do Estado de São Paulo por melhor atender as diretivas propostas pelo programa ambiental paulista. No ciclo de 2015, o município obteve 97,13 pontos. Em 2016, a cidade somou 98,69 pontos.

 

O Programa este ano conta com um diferencial. Ao invés de ocorrer uma única certificação final, estão sendo realizadas ao longo do ano pré-certificações. Na primeira, ocorrida em junho, Novo Horizonte recebeu nota 63,30. Na segunda, realizada em setembro, a nota do município foi 88,57. Até o momento, os 10 municípios paulistas mais bem pontuados são: Fernandópolis (89,47 pontos), Novo Horizonte (88,57), Botucatu (84,77), Itu (82,51), Cerquilho (79,72), Itapira (77,92), Gastão Vidigal (77,07), Caraguatatuba (76,77), Jaguariúna (76,67) e São José do Rio Preto (75,51).

 

Ainda durante o evento no Centro Cultural, foram prestadas homenagens aos Conselheiros Ambientais pelos relevantes serviços prestados ao município; aos amigos das árvores pela gestão da arborização urbana e às empresas Sabesp, Energisa, Usina Santa Isabel, Usina São José da Estiva e AES Tietê pelo apoio ao reflorestamento do município.

 

Antes da apresentação final com o Coral Esperança do CCI, a vice-prefeita Bete Baleiro recebeu um mimo das mãos do Secretário do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Roberto Silva, o qual a elogiou pelo trabalho desenvolvido na cidade durante os 10 anos do Programa Município Verde Azul.

 

Moção de Aplauso e Reconhecimento aos Amigos das Árvores: João Alberto Peres Theotônio, Sabesp, Ademar Ricardi, Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho, Milton Pereira, Usina Santa Isabel, Usina São José da Estiva, AES Tietê, Aparecido Viel, José Walter Figueiredo Silva, Centro de Convivência do Idoso, Ailton Scopin.

 

Título de Reconhecimento e Congratulações: Antonio Francchini, Edilson Croco, Nivaldo Fabem, Adelino Alves, Mario Luiz Eleutério Mathias, Roberto Silva, João Alberto Peres Theotônio, Romildo Eugênio de Souza, José Vicente Calori.

 

 

 

 

Mais Notícias

  • 13/12/2017

    Município é tricampeão no Programa Município Verde Azul

    Novo Horizonte conquistou o título de tricampeã por apresentar a ...

    Ver notícia completa
  • 13/12/2017

    Diretoria Municipal de Esportes realizou Festival de Ginástica Artística

    As crianças foram aplaudidas pelo público que se fez presente no ...

    Ver notícia completa
  • 13/12/2017

    Novo modelo de coleta de lixo em Novo Horizonte entra em vigor dia 03 de janeiro

    A Diretoria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo comunica que o...

    Ver notícia completa