Detalhes da Notícia

Voltar para a Página Principal

Prefeitura renova contrato com o Hospital de Câncer de Barretos

A Prefeitura de Novo Horizonte renovou na manhã desta segunda-feira, 10 de julho, o contrato com o Hospital de Câncer de Barretos visando a continuidade do programa de prevenção do câncer do colo uterino no município.

 

Com isso, as mulheres que forem submetidas ao exame do papanicolau terão o material coletado e enviado ao departamento de patologia do HC de Barretos para análise clínica.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Horizonte, caso sejam constatadas pequenas alterações, a paciente será encaminhada diretamente ao hospital onde passará por consulta médica e tratamento necessários.

 

“Trata-se de uma parceria muito importante com o Hospital de Câncer de Barretos, considerado referência internacional no tratamento da doença. A continuidade do município no programa garante inúmeros benefícios, como a qualidade dos serviços e a diminuição considerável de tempo em todo o processo, haja vista que em caso de diagnóstico com alterações, o tratamento será iniciado em até 45 dias”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Marcela Girotto Troncoso.

 

Desde que o programa foi iniciado, de acordo com a enfermeira responsável pela Saúde da Mulher do Centro de Saúde, Gabriela Balderrama, dos exames encaminhados ao HC de Barretos para análise, 16 deles apresentaram alterações em 2016 e outros 14 em 2017.

 

“É muito importante a prevenção. No Centro de Saúde, a gente realiza o papanicolau todos os dias, mas é preciso agendar com antecedência. O mesmo procedimento é feito nas Unidades Básicas de Saúde (Santa Clara, Alvorada, São Vicente e São Benedito), também com agendamento”, disse Gabriela.

 

Antes de fazer o exame, é preciso seguir algumas recomendações, já que o preparo para o papanicolau é simples e inclui evitar relações íntimas mesmo com o uso de camisinha, evitar usar duchas para higiene íntima e evitar o uso de medicamentos ou anticoncepcionais vaginais nos 2 dias anteriores ao exame.

 

Além disso, a mulher também não pode estar menstruada, pois a presença de sangue pode alterar os resultados do exame.

 

Diretoria de Comunicação

 

Foto/legenda: Da esq/dir: Enfermeira Gabriela Balderrama, Marcelo Almeida (Biomédico do Hospital de Câncer de Barretos), Prefeito Toyota, Francine Bartolomeu (Diretora Adjunta de Assuntos Jurídicos da Prefeitura) e Érika Gonzalez Teixeira (Diretora Adjunta de Saúde)

 

 

Mais Notícias

  • 22/01/2018

    Prefeitura de Novo Horizonte recebe carnês de IPTU e ISS de 2018

    A Prefeitura de Novo Horizonte recebeu na manhã desta segunda-fei...

    Ver notícia completa
  • 22/01/2018

    Saúde realiza Campanha preventiva de hipertensão e diabetes

    A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Horizonte realiza, na man...

    Ver notícia completa
  • 19/01/2018

    Prefeito assina Decreto que regulamenta expedição de alvará para realização de eventos no município

    O Decreto nº 6.265/2018, de 19 de janeiro de 2018, assinado pelo ...

    Ver notícia completa